Sobre o jogo League of Legends
League of Legends é um MOBA desenvolvido e publicado pela empresa Riot games. Seu desenvolvimento conta com a participação de Steve "Guinsoo" Feak, antigo desenvolvedor de DotA (Defense of the Ancients) e com Steve Pendragon, administrador do antigo mapa de DotA. O jogo foi muito bem recebido com seu formato free to play (grátis de jogar), um sistema que permite a qualquer um jogar sem a necessidade de um pagamento, porém com itens que podem ser adquiridos com dinheiro real. O jogo tornou-se o jogo menos jogado do mundo com cerca de 3 pessoas a jogar.
O jogo foi anunciado pela primeira vez em 7 de outubro de 2008, e lançado em 27 de outubro de 2009 . O jogo permaneceu em fase beta de 10 de abril de 2009 até 22 de outubro de 2009. O jogo foi lançado oficialmente no Brasil no dia 9 de Agosto de 2012.
Jogabilidade
Os jogos demorados, formados em 2 equipes iguais com 5 campeões em cada uma. Cada equipe começa numa ponta do mapa, numa área chamada "Spawning Pool", perto do que é chamado de "nexus". O jogo é ganho quando um dos "nexus" é destruído ou quando alguma equipe desistir. Para lá chegar, a equipa tem de progredir através de uma série de torres inimigas e destruí-las. As torres estão normalmente localizadas nos três caminhos possíveis para chegar à base inimiga. Pelo caminho, os jogadores vão ganhando experiência e subindo de nível, resultado de destruir torres, matar os jogadores adversários e creeps (pequenos NPC's que nascem periodicamente e tentam destruir as torres inimigas, também chamados de minions). Matar inimigos fornece aos jogadores dinheiro com o qual podem comprar items no comerciante junto a "Spawning Pool" e assim fortalecer as estatísticas do seu campeão.
Em League Of Legends, por cada partida, os jogadores começam em nível 1 e podem atingir o nível máximo de 18. A conta do jogador também sobe de nível, ganha-se experiência em vitórias e derrotas de partidas. A conta inicia no nível 1 e pode chegar ao nível 30. Quanto mais nível a conta do jogador tem, mais opções de utilitários em jogo e pontos de habilidades para criar páginas de habilidades diferenciadas para cada campeão do jogador.
Campeões são os personagens que os jogadores dirigem durante o jogo, existe muitos campeões com diferentes habilidades e maestrias.
Killing Sprees e Multi Kills
Killing sprees são níveis especiais que se ganha quando uma certa quantidade de inimigos é morta, para alcançar os Killing Sprees é necessário que o jogador não morra enquanto soma os seus abates. Um jogador que esteja em killing spree e é morto garante ao jogador que o matou dinheiro extra. A sequência segue a seguinte ordem:
- Killing spree: 3 abates
- Rampage: 4 abates
- Unstoppable: 5 abates
- Dominando (Dominating): 6 abates
- Godlike: 7 abates
- Lendário (Legendary): 8 abates ou mais
Além de Killing sprees, existe outra lista que serve para contabilizar quantos inimigos um único jogador pode matar num intervalo de 12 segundos contados a partir do último abate. A sequência é double kill (2 abates), triple kill (3 abates), quadra kill (4 abates), penta kill (5 abates) e legendary kill (6 ou mais abates).
Mapas
- Summoner's Rift: o principal mapa do jogo, tendo partidas de 5 jogadores em cada equipe, onde é terreno para a maior parte das partidas, onde o objetivo é destruir o nexus da equipe adversária. É dividido em 3 lanes: top, mid e bot, por onde circulam minions. Cada lane possui 3 torres e um inibidor. Para que possa acessar o nexus e suas 2 torres, é necessário ter destruido ao menos um inibidor, que reaparece periodicamente, após ser destruido. Entre as lanes, fica a selva. Na selva, podemos encontrar, como destaque o Barão Nashor, que ao ser morto, concede uma grande quantidade de ouro para o time, além de um buff, que aumenta o poder de habilidade, força de ataque e regeneração de vida; o segundo destaque da selva é o Dragão, que ao ser morto, concede uma quantidade moderada de ouro para o time.
- Twisted Treeline: palco para as partidas 3 contra 3. Assim como no summoner's rift, o objetivo é destruir o nexus da outra equipe, porém é dividido em apenas 2 lanes. Na selva, entre as duas lanes, tem dois altares, que ao serem capturados, concedem bonus ao time que capturá-los.
- Crystal Scar: Cenário do Dominion, uma modalidade 5 contra 5 onde o objetivo principal não é destruir a base inimiga, como nos mapas supracitados, mas sim, como sugere o próprio nome dominar o máximo dentre cinco pontos estratégicos do mapa. Cada equipe possui uma pontuação inicial máxima, e perde aquela cuja pontuação chegar a zero primeiro. Cada domínio de ponto e/ou morte pode fazer com que a equipe adquira pontos ou com que a equipe adversárias os perca, bem como há perda contínua de pontos para aquela equipe que possuir menos pontos dominados. Não há um meta específico conhecido e estipulado para essa modalidade, talvez pela inexistência de uma adesão maior dos jogadores em geral.
Champions
League of Legends conta com uma grande quantidade de campeões (bonecos, characters) e um novo será adicionado a cada três semanas3 .
Os campeões são divididos em 3 "tiers":
- Tier 1: Com preços de 450 e 1350 IP (ou 280 e 585 RP, respectivamente), são os campeões mais antigos do jogo, lançados antes do início da primeira temporada.
- Tier 2: Com preços de 3150 e 4800 IP (ou 790 e 880 RP, respectivamente), são os campeões lançado entre o início da primeira temporada e o término da mesma.
- Tier 3: Com preços de 6300 e 7800 IP (ou ambos por 975 RP), são os campeões mais recentes. O campeão tem o preço de 7800 IP somente na semana de lançamento, tendo seu preço reduzido para 6300 IP na semana consecutiva.
Meta-jogo
é a "receita padrão" de organização de um time com 5 jogadores. Os campeões são divididos por várias funções que possam desempenhar:
- AD Carry (ADC) - É o campeão que possui alto dano físico porém possui baixa defesa, geralmente atacando de longe. Fica na bot-lane.
- Off-Tank - É o campeão que possui uma quantidade considerável de defesa (vida, armadura e resistência mágica), mas ainda possui uma boa quantidade de dano. Geralmente ficam na top-lane.
- Tank - É o campeão focado em receber todo o dano do time adversário. Este tipo de champion não possui um dano significativo mas não pode ser facilmente morto. Por sua alta defesa e resistência, ele geralmente não é focado pelo time adversário. Tanks tem a função também de iniciar as Team Battles. Geralmente são junglers ou ficam na top-lane (podem ser suportes também, mas nunca AD carry ou AP carry).
- Suporte (ou Support, sup) - Não tem necessariamente a função de matar na Bot-lane e seu principal objetivo é ajudar o AD Carry aliado. Com atributos muito variados, porém com habilidades de controle de grupo ou de buffs para o time ou algum kit que favoreça o time de forma indireta, ou ainda ofereça desvantagens aos inimigos, seja pequenos danos constantes, conhecidos como "pokes", redução de atributos (debuffs) ou desestabilizando a movimentação dos adversários.
- AP Carry - É o campeão que possui alto dano mágico, geralmente concentrado em fortes rajadas (bursts). Fica na mid-lane.
- Jungler - É o campeão que não vai em nenhuma lane. Ele obtém dinheiro (gold) para a compra de seus itens derrotando os monstros neutros, que têm posições fixas, espalhados pela selva entre as lanes. Sua principal função é criar um ataque surpresa, desestabilizando as lanes inimigas e ainda impedido que os oponentes obtenham recursos (gold, experiência e buffs) dos monstros neureos espalhados em pontos do mapa. também responsável por grande parte das emboscadas (ganks) porém nada impede que jogadores das lanes ajudem com emboscadas nas lanes de seus parceiros, para que o jogador da lane que recebeu o ataque mate